terça-feira, 7 de abril de 2009

Acupuntura no tratamento da Insônia



Os transtornos primários do sono se subdividem em dissonias (caracterizadas por produzir sonolência diurna excessiva ou dificuldade para iniciar e/ou manter o sono) e em parassonias (caracterizadas pela presença de condutas anormais associadas ao sono, tal como é o caso do sonambulismo e sonilóquia).

Dentro das dissonias se encontra a insônia, cujas características fundamentais são a dificuldade para iniciar ou manter o sono e a sensação de não ter tido um sono reparador durante período não inferior a 1 mês. Sendo considerada crônica, quando ocorre por mais de 6 meses, com sintomas 3 ou mais vezes por semana, acompanhados de problemas durante o dia.

Insônia é uma queixa de sono muito comum, com uma prevalência de cerca de 30-35% da população, sendo descrita pela Sociedade Brasileira de Sono (2003), como: “dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, presença de sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, com o comprometimento conseqüente do desempenho nas atividades diurnas.”

No ano de 2003 foi publicado o I CONSENSO BRASILEIRO DE INSÔNIA, o qual relacionou a freqüência das conseqüências e co-morbidades da insônia com o seu tempo de duração. Na insônia crônica, de longa duração, observam-se mais sintomas cognitivos e alteração do humor, irritabilidade, redução do desempenho acadêmico e profissional, redução da concentração e da memória. Além do que, a insônia e a fadiga aumentam, o risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito.

A insônia pode ser classificada de acordo com o período em que os sintomas se manifestam:

Inicial: dificuldade em iniciar o sono por um período maior que 30 minutos;

Intermediária ou de Manutenção: despertar(es) no meio da noite com dificuldade de reiniciar o sono;

Final: despertar precoce.

A insônia pode também ser classificada de acordo com a sua causa:

Insônia Primária

Insônia Secundária

Insônia Psicofisiológica

• Nenhuma evidência de outras desordens médicas ou psiquiátricas que poderiam ocasionar um distúrbio no sono;

• Apreensão: medo de ser incapaz de dormir frequentemente leva a ansiedade na qual, quanto mais se luta para dormir, menor controle se tem sobre si mesmo;

• Tensão somática: supostamente nasce da internalização de conflitos psicológicos.

Insônia Paradoxal

• “Pseudoinsônia” ou ” insônia experimental” ;

• Não é confirmada pelos registros da polissonografia;

• Discrepância entre as medidas subjetivas e objetivas do sono.

Insônia Idiopática

• Incapacidade de obter um sono adequado durante a vida;

• Iniciada na infância;

• Forma mais persistente de insônia;

• Não está ligada a nenhum trauma psicológico infantil ou problemas médicos;

• Provavelmente resulta de uma anormalidade dos mecanismos neurológicos controladores do sistema sono-vigília;

Insônia Secundária:

• Insônia associada a desordens psiquiátricas;

• Insônia associada com condições médicas;

• Insônia associada com a dependência de álcool ou drogas;

• Insônia associada a fatores ambientais;

• Insônia associada a outros distúrbios do sono.

Na Medicina Tradicional Chinesa as doenças são interpretadas como sendo causadas, principalmente, por fatores externos e fatores internos. Fatores estes que impedem o funcionamento adequado dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e a circulação de Qi e de Sangue (Xue) pelo corpo, principalmente através dos Canais e Colaterais (Jing Luo), onde estão localizados os pontos de acupuntura. Segundo as Teorias da Medicina Tradicional Chinesa, o Coração (Xin) é o responsável, governante, da Mente (Shen), sendo assim é o Órgão (Zang) mais envolvido nos casos de pacientes portadores de insônia e aquele que deve ser tratado direta ou indiretamente.

Além disto, pontos que estimulam a Mente (Shen) devem ser sempre considerados nestes pacientes. A acupuntura e suas variantes, como acupuntura auricular e acupuntura craniana, têm sido empregadas com grande freqüência para o tratamento de insônia, sendo que diversos estudos recentes sugerem que a acupuntura pode controlar o sistema nervoso autônomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração (Xin), tem a capacidade de reduzir as atividades simpáticas.

Para o devido tratamento de qualquer distúrbio através da acupuntura e demais recursos da Medicina Tradicional Chinesa, e especificamente no caso da insônia, devemos sempre lembrar que a correta Diferenciação de Síndromes é fundamental para boa prática e obtenção dos resultados desejados.

A etiologia das diferentes Síndromes chinesas, nos mostra uma grande relação da insônia com os respectivos Órgãos (Zang):

• Coração (Xin);

• Rim (Shen);

• Baço (Pi);

• Fígado (Gan).

Ø Deficiência do Coração e do Baço

Ø Hiperatividade do Fogo devido a Deficiência do Yin

• Desarmonia entre o Coração e o Rim

Ø Ascensão do Fogo Excessivo do Fígado

Ø Desordem do Qi do Estômago

• Calor Mucosidade agredindo o Coração

Ø Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar

Ø Fogo Exuberante do Coração


Deficiência do Coração e do baço

Manifestações principais: insônia com dificuldade de iniciar o sono, facilidade de acordar com sonhos excessivos. Sinais associados:palpitações, transpiração espontânea, face sem brilho, fadiga, fraqueza, fezes soltas. Língua pálida com saburra fina; pulso fraco e fino.

B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), B20 (Pishu), BP3 (Taibai), BP6 (Sanyinjiao), E36 (Zusanli), VC12 (Zhongwan), VG20 (Baihui)


Hiperatividade do Fogo devido a Deficiência do Yin

Manifestações principais: insônia, inquietude, facilidade de acordar após curto período de sono. Sinais associados: sensação de calor nos 5 centros, transpiração noturna, boca e garganta secas, zumbido, tontura, emissão seminal, dor e/ou frqueza na região lombar e joelhos. Língua vermelha, pulso fino e rápido.

B23 (Shenshu), R3 (Taixi), R10 (Yingu), BP6 (Sanyinjiao), C7 (Shenmen), Anmian, C6 (Yinxi)


Ascensão do Fogo Excessivo do Fígado

Manifestações principais: Insônia, tontura, dores de cabeça, excesso de sonhos. Sinais associados: irritabilidade, facilidade de ficar com medo, vermelhidão ocular, zumbido, gosto amargo na boca, dor na região dos hipocôndrios. Língua vermelha, com saburra amarelada, possíveis bordas mais escuras; pulos rápido em arame.

F2 (Xingjian), F3 (Taichong), B18 (Ganshu), B19 (Danshu), VB34 (Yanglingquan), PC7 (Daling), VB44 (Zuqiaoyin)


Desordem do Qi do Estômago

Manifestações principais: insônia, inquietude. Sinais associados: sensação de plenitude epigástrica, distensão abdominal, eructação, refluxo, tontura, vômito com Mucosidade. Língua vermelho clara, com saburra amarela e pegajosa; pulso escorregadio ou em arame.

VC12 (Zhongwan), E36 (Zusanli), E40 (Fenglong), PC6 (Neiguan), E25 (Tianshu), C7 (Shenmen), VC13 (Shangwan)


Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar

Manifestações principais: insônia, excesso de sonhos, possíveis pesadelos. Sinais associados: timidez, indecisão, facilidade de ficar assustado, tontura. Língua pálida, com saburra fina e branca; Pulso fino e fraco.

B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), VC14 (Juque), VC17 (Danzhong), C5 (Tongli), BP6 (Sanyinjiao), B19 (Danshu), VB15 (Toulinqi)


Fogo Exuberante do Coração

Manifestações principais: insônia, ansiedade. Sinais associados: agitação, vermelhidão facial, aumento da sede, urina escassa e escura. Língua vermelha com a ponta ainda mais vermelha; pulso rápido e forte.

B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), VC14 (Juque), PC6 (Neiguan), PC9 (Shaochong), PC8 (Laogong)



Acupuntura Auricular


1- Shenmen

2- Coração

3- Subcórtex

4- Cérebro

5- Occipital

6- Área da Neurastenia

7- Ponto da Neurastenia

8- Rim

9- Vesícula Biliar

10- Fígado

11- Estômago

12- Baço






San Zhen Liao Fa - Técnica das Três Agulhas

Insônia

Anmian, C7 (Shenmen), R3 (Taixi)

Sonhos excessivos

B15 (Xinshu), C7 (Shenmen), F3 (Taichong)



Vasos Maravilhosos - Qi Jing Mai

Segundo teoria clássicas os Vasos Yin Qiao Mai e Yang Qiao Mai, são responsáveis por manter um bom equilíbrio entre sono e vigília, repouso e atividade, Yin e Yang. Este fato se dá, principalmente pelo trajeto destes dois Vasos Maravilhosos, além de suas próprias funções clássicas. Desta forma o emprego dos pontos R6 (Zhaohai) e B62 (Shenmai) para o tratamento de insônia é bastante difundido e apresenta bons resultados.

Texto extraido site Zhen Jiu